Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Passo a passo de como tirar seu passaporte

3 Aug 2017

Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional! A não ser que você pretenda viajar apenas pelo Mercosul, onde é necessário apenas o documento de identidade válido, não tem jeito. Uma coisa que sempre falo para as pessoas é que tenham um passaporte válido em mãos, sempre, para sua vida inteira! Porque você nunca sabe quando você vai precisar dele!

 

Tanto que isso é verdade que já perdi a conta de quantas pessoas próximas já vi perdendo chances incríveis de viagem, dessas de última hora, boas oportunidades, por estarem sem a documentação. E gente, para um viajante convicto, é triste de ver!

 

Então, se você quer viajar, a primeira coisa que você deve fazer é tirar seu passaporte! Ou renová-lo, se for esse o seu caso. 

 

 

A boa notícia é que hoje em dia o passaporte brasileiro tem validade de 10 anos!! Então, digamos que você vai demorar um pouquinho para pensar em ter que renová-lo, né?! ;) 

 

Acompanhe o nosso passo a passo de como tirar seu passaporte, e chega de desculpas! 

 

1. Separe toda a documentação 

O primeiro passo é separar a documentação necessária para o processo, que você pode verificar com mais detalhes diretamente no site da Polícia Federal. Mas em geral, eles pedem os ORIGINAIS dos seguintes: Documento de Identidade; CPF; Certidão de Casamento (caso tenha alterado o nome); Título de Eleitor; Comprovante de votação na última eleição (ambos os turnos); documento que comprove quitação do serviço militar; e o passaporte anterior, caso seja renovação. 

 

2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal. 

Acesse esse LINK, e preencha os dados solicitados. Ao fim, será solicitado também a escolha do posto de atendimento escolhido. 

 

3. Pague a taxa

Após o preenchimento de seus dados no formulário eletrônico, será emitida 1 (uma) Guia de Recolhimento da União - GRU. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. Caso você perca o vencimento, poderá retornar ao site da PF, e reemitir uma nova Guia. 

Atualmente, a taxa para emissão de passaporte custa R$257,25.

 

4. Agende a data para o atendimento

Após o pagamento da GRU que será gerada ao fim desta solicitação, deve-se aguardar o prazo de compensação bancária, quando só então será possível o agendamento eletrônico do atendimento presencial.

 

 

5. Compareça a PF

Nada data agendada, compareça ao posto da Polícia Federal escolhido, com a documentação do primeiro passo e o comprovante de pagamento do terceiro passo. No local, você será atendido por um agente da Polícia Federal, onde você irá tirar suas digitais, conferir seus documentos e tirar sua fotografia. Ao final, ele irá te informar uma data prevista para a retirada do seu passaporte. 

 

6. Retire seu passaporte. 

Importante dizer que o passaporte será entregue somente ao titular, pessoalmente, no posto de expedição de passaportes da PF em que foi feita a solicitação. 

 

E então? Dúvidas respondidas?

 

Se não, sem problemas! 

Você pode dar uma olhada no site da Polícia Federal, que poderá te auxiliar nos casos mais específicos. 

 

 

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.