Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

10 dicas para sua viagem para as Maldivas

31 Jul 2017

Mais de mil ilhas paradisíacas espalhadas em um incrível mar azul turquesa. É assim o arquipélago das Maldivas, situado no Oceano Índico, a Sudoeste da Índia e do Sri Lanka.

É difícil encontrar um destino de férias paradisíaco mais próximo da perfeição, mas acho que podemos dizer por experiência que as Maldivas podem se candidatar a esse posto. Desde que Marcelo e eu nos conhecemos, conversamos sobre fazer uma viagem às Ilhas Maldivas, mas sempre foi pensamento, um desejo grande, que não sabíamos exatamente quando íamos poder colocar em prática. 

 

Mas sabe que, de tanto falar e tanto desejar, parece que as peças da vida foram se encaixando, e quando vimos, estávamos falando de planos concretos para ir às Maldivas, que se tornou realidade em junho de 2017. 

E para facilitar e concretizar os planos de vocês, vamos falar aqui sobre 10 coisas que você precisa saber antes de ir para as Maldivas! 

 

1. Maldivas é formada por 1196 ilhas. 

As Maldivas são compostas de 1196 ilhas pequenas de origem vulcânica, espalhadas pelas águas azul-turquesa do Oceano Índico, um pouco abaixo do Sri Lanka e da Índia. Destas ilhas, apenas cerca de 300 são habitadas, entre moradias para locais e resorts.

 

 

2. Como chegar às Maldivas

Vindo do Brasil, o trajeto mais comum é via Dubai, pela Emirates, ou via Istambul, pela Turkish. E esses são os caminhos mais rápidos também, que levam em média 18 horas de voo ao todo. Nós escolhemos ir via Emirates, fazendo o trajeto RIO - DUBAI - MALÉ, o que foi a melhor opção possível para nós e mais rápida, embora seja bem cansativo todo o roteiro. Se você vai ficar em um resort, ele provavelmente tem o serviço de transporte do aeroporto. É só você encontrar a cabine do seu resort na saída do aeroporto (tem várias pequenas cabines brancas, de vários resorts) e indicar a sua reserva. No nosso caso, em menos de 10 minutos estávamos na lancha rumo ao hotel. 

3. Maldivas é um país muçulmano

Como em qualquer pais, uma das coisas mais importantes é respeitar a cultura local. A população das Maldivas é 100% islâmica. Isto significa que é um país conservador, onde é necessário respeitar com rigor as suas leis e tradições. A nudez e o topless são obviamente proibidos e, fora dos resorts, as mulheres devem usar roupas que cubram os ombros e os joelhos. Os atos de carinho públicos, como abraçar-se e beijar-se, são vistos como ofensivos e realmente devem ser evitados, caso você esteja fora do resort. 

4. Não leve bebida alcoólica, nem qualquer material ofensivo ao Islã. 

O álcool e a carne de porco são proibidos por lei nas Maldivas e produtos que os contenham serão confiscados no aeroporto, mesmo que tenham sido comprados no aeroporto - Isso é real! Acontece com todo mundo! Apenas nos resorts é possível consumir bebidas alcoólicas sem restrições. 

 

5. Há resorts para todos os tipos de viajantes

Há resorts para todos os tipos de hóspedes. Ainda que este seja um destino muito procurado por casais, principalmente em lua de mel, há hotéis onde famílias e grupos de amigos, que vão especificamente para mergulhar, por exemplo, também se sentirão acomodados. 

Há resorts de luxo, com bungalows sobre a água, com todas as regalias possíveis, e há resorts mais simples que lhe oferecem também conforto e uma paisagem de sonho. 

6. Mas você pode ficar hospedado em ilhas habitadas por locais
Recentemente foram concedidas licenças para abrir pensões e pequenos hotéis nas ilhas habitadas, sendo possível, desta forma, interagir de uma forma mais genuína com a cultura local. Mas é importante saber que nessas ilhas, as regras do islã devem ser seguidas a risca, mesmo para turistas, não podendo usar biquinis nas praias nem consumir bebida alcoólica. 

7. Sobre vistos e vacinas

O visto turístico de 30 dias é obrigatório e gratuito, sendo feito à chegada ao aeroporto de Malé. Para os brasileiros, é necessário apresentar o certificado de vacinação internacional com a vacina da febre amarela. Na imigração, logo quando você apresenta sua documentação brasileira, o agente te indica para um balcão exclusivo para a apresentação do certificado. Para saber mais sobre o certificado internacional de vacinação, dá uma olhada neste post AQUI. 

 

8. Nem sempre está sol 

É uma verdade que temos que encarar! O clima das Maldivas é tropical, influenciado pela linha do Equador, tornando o local quente e húmido o ano inteiro, com algumas alterações de acordo com as duas grandes estações em que se divide o ano: monção de verão e monção de inverno. A temperatura tende a manter-se entre 24ºC e 33ºC durante todo o ano. A chuva pode aparecer a qualquer hora, ainda que seja menos provável que aconteça de dezembro a fevereiro, a época alta da região. De maio a novembro, há mais dias com aguaceiros e algumas trovoadas, e o mar pode ficar mais agitado. Nós fomos em junho, então exatamente nessa época mais chata, e estava mesmo morrendo de medo de ter uma semana de chuvas. Mas desta uma semana, tivemos apenas um ou 2 dias mais fechados, sem chuva, e que mantiveram o calor em alta mesmo assim, e em nada atrapalharam as nossas férias.  

9. É o local perfeito para planejar esportes aquáticos 
Não há local melhor par praticar o mergulho, snorkeling e aproveitar a vida marinha desta zona incrível. Se você prefere, pode fazer standup paddling ou kayak, porque as águas são calmas e perfeitas para isso. 

10. É uma viagem que não há arrependimentos! 

Se tem uma coisa que não temos é arrependimentos de ir às Maldivas. Esse local nos proporcionou uma semana incrível, com as paisagens naturais mais lindas que vimos até agora. Mesmo demorando bastante para chegar lá, e sim, sendo uma viagem mais cara, valeu muito a pena e sempre vamos recordar dos finais de tarde vendo o por do sol juntos. 

E aí?

Está pronto para ir para as Maldivas?

 

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.