Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Conheça o Museu Nacional do Coches, em Lisboa

22 Jul 2017

O Museu dos Coches é um dos museus mais visitados em Portugal e recebeu novas instalações em 2015. Com mais de um século de existência, é um exemplar único pela sua temática e o elevado número de coches que constituem a sua valiosa coleção.

Criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orleães e Bragança, mulher do rei D. Carlos I, o museu foi inaugurado em 1905, onde se localizava o Picadeiro Real, uma escola de equitação construída pelo arquitecto italiano Giacomo Azzolini em 1726. Desde o início, a fundadora do Museu sentiu falta de mais espaço para que se pudesse expor todo o acervo que dispunham, mas foi apenas em 2015 que o novo espaço do Museu Nacional dos Coches foi inaugurado, exatamente em frente ao seu primeiro pavilhão.

 

Reunindo uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa, mas também veículos vindos da Igreja e de coleções particulares, o Museu Nacional dos Coches apresenta um excelente conjunto que permite ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel. No novo edifício estão expostas 70 viaturas, sendo a mais antiga datada do século XVI e a mais recente do século XIX. Para além da coleção de viaturas, o Museu ainda mantém um conjunto de peças que foram utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala, e outras ligadas à arte da cavalaria, completando o contexto.  

Um oposto ao outro, oposto da calçada, opostos no tempo, cada pavilhão do museu tem seu jeito. O primeiro, menor e guardado no tempo. Dá gosto de ver as belezas que estão lá guardadas embaixo do teto decorado com pinturas do século XIV. No outro, o futuro que guarda um pouco do passado. Com seu desenho moderno e amplo, nos leva a visitar um acervo imenso, o dobro ou triplo do que está sendo visto no primeiro pavilhão, e de uma forma muito interativa. Há telas a cada duas carruagens que nos mostram o contexto da época, a história de criação daquele coche, os detalhes de sua manufatura e muito mais. 

 

Não tem como não gostar desse passeio no tempo, onde cada coche tem seu tecido, sua pintura, seu entalhamento na madeira. Cada detalhe, de quem pertenceu, se foi presente ou se foi usado na celebração do casamento. Não faltam histórias dentro dessas paredes. 

 

Serviço: 

Museu Nacional dos Coches 

Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa

Preço: Museu + Picadeiro Real -  10€. Grátis no primeiro Domingo de cada mês, para crianças (até 12 anos) e portadores do Lisboa Card.
Horário: 3ª-feira a Domingo, 10:00 – 18:00. Última entrada, 17:15 (Museu dos Coches) e 17:30 (Picadeiro Real). Fechado à 2ª-feira, 1 de Janeiro, 1 de Maio, Domingo de Páscoa, 24 e 25 de Dezembro.
Telefone: (+351) 210 732 313

http://www.museudoscoches.gov.pt/pt/

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.