Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Conheça a Herdade do Esporão, no Alentejo

14 Jul 2017

 

No último fim de semana, em um sábado de verão aqui em Lisboa, decidimos visitar à Herdade do Esporão, no Alentejo, coisa que já queríamos fazer desde nossa última vinda a Portugal. 

 

Situada no coração do Alentejo, a Herdade do Esporão é uma das mais antigas herdades dedicadas ao enoturismo em Portugal.  Ela apresenta condições únicas para a agricultura – grandes amplitudes térmicas, solos pobres e variados e uma extraordinária biodiversidade. De portas abertas aos visitantes desde 1997, esta herdade oferece visitas guiadas às vinícolas, vinhas e adegas, degustações de vinho, porto e azeite. 

 

Para quem é apreciador de vinhos portugueses, a Herdade do Esporão é produtora de excelentes vinhos como Assobio, Monte Velho, e (para mim, mais recentemente descoberto, e já incluído na listinha de favoritos) o Defesa do Esporão. 

 

Nós fomos de carro desde Lisboa até Évora, para o almoço, e em seguida, para a Herdade do Esporão, que fica a 2 horas de carro de Lisboa. A estrada até Évora é excelente, como todas as estradas portuguesas, no entanto, de Évora até a entrada na Herdade encontramos alguns trechos de estrada de terra.

 

Nós escolhemos fazer a visita guiada às caves e adegas, com provas de 3 vinhos ao final, que é a visita típica que escolhemos quando vamos fazer em outras herdades. É possível que se consiga vagas para a visita na hora, mas nós sugerimos sempre ligar e fazer a reserva, para que não se perca a viagem. 

O tour iniciou nas vinhas, com explicação sobre as uvas mais produzidas na região, passou pelas caves, elaborando o processo de processamento de uvas e fermentação do vinho, e as diferenças de cada processo por diferentes uvas para a fabricação de diversos vinhos. E não importa quantas vezes já fizemos visitas a várias Herdades pelo mundo, o assunto não cansa, pelo contrário, apenas se torna mais interessante. 

 

Embora o sol estivesse escandalosamente forte nesse lindo dia de calor de Alentejo, a frescura das caves nos davam a serenidade necessária para entender de um assunto tão apaixonante quanto a Enocultura. Não como não se interessar em tão presente assunto nesta terra que todas as vinhas já produzidas parece dar o melhores e mais saboroso vinhos.

 

Ao final, mas que se pensarmos bem, poderia ser descrito também como o começo, iniciamos a degustação de vinhos e azeites. São servidos três tipos de vinhos, e três tipos de azeites, e a cada prova, elaborasse em conjunto os sabores, as razões para esses sabores e qual o melhor momento para eles. 

 

E depois de tudo, você chega a loja da Herdade. E ao contrário de muitos museus, visitas e tudo mais, onde este é o momento mais odiado da vida, esse foi o momento onde ficamos felizes (talvez pelas várias provas de vinho, nunca saberemos ao certo) porque precisávamos levar uma garrafa conosco para casa. 

HERDADE DO ESPORÃO
Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz
Distrito de Évora – Alentejo
reservas@esporao.com
(+351) 266 509 280

 

Visita guiada às Caves e Adegas com prova de 3 vinhos

€15 por pessoa

Duração: 1h30m

Mais informações, no site da Herdade.

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.