Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Tudo que você precisa saber para viajar de trem pela Europa

6 Jul 2017

 

Europa, continente das capitais ricas em história, da arquitetura sofisticada, repleta de cultura diversificada, vida noturna agitada e gastronomia incomparável exala um tipo especial de charme nos viajantes, especialmente quando combinada com a nostalgia da viagem de trem. Por isso, viajar de trem na Europa é muitas vezes visto como uma experiência de viagem única. Quer melhor maneira de ver as paisagens europeias do que as janelas de um trem?

 

Viajar de trem na Europa pode parecer complicado e desconhecido, especialmente para os marinheiros de primeira viagem. São muitas perguntas que já ouvimos: Quais as vantagens de viajar de trem pela Europa?  Como planejar? E na estação, como fazer? Quais os sites e links para verificar preços?

 

 

Se você está procurando essas informações está no lugar certo! Vamos lá?

 

Como é viajar de trem pela Europa? Quais as vantangens?

 

As vantagens em viajar de trem são muitas. Primeiro que você evita todo o incômodo envolvido em viagens aéreas, check-in, filas de raio-x, atrasos por tempo ruim, cancelamentos, etc... Depois você não precisa se preocupar com a bagagem (mas isso não quer dizer viajar com a casa nas costas, lembre-se que você vai ter que puxar sua mala por escadas, estações, etc..) e principalmente pode chegar direto no centro da cidade, o que é verdade na maioria das grandes cidades. Essa última vantagem por si só já é algo incrível, pois o tempo economizado é gigante...  .

 

Além disso, as viagens de trem na Europa tem um charme antigo, nostálgico. Algumas estações de trem tais como Antuérpia Centraal, St. Pancras em Londres, Gare du Nord em Paris, ou Amsterdam Centraal, são datadas do início do século 19. Alguns trens regionais, especialmente na Europa Oriental, recordam a nostalgia dos trens que recordam a Guerra Fria, mas calma! Houve sim uma modernização no sistema, hoje a maioria dos trens são bem bacanas, velozes, confortáveis e com wi-fi.

 

 

Uma das desvantagens em viajar de trem é o tempo que você fica dentro do transporte, se comparado ao avião, por exemplo. Uma viagem entre Lisboa e a cidade do Porto, em Portugal, leva quase 3 horas de trem contra 40 minutos de avião, mas recordando minhas palavras logo acima, o tempo que você gasta no aerporto entre todas as atividades que deve cumprir, deixa esse tempo quase igual.

 

Nem tudo são maravilhas, os preços, por exemplo, não são tão camaradas como muita gente pensa e muitas vezes você vai achar passagens de avião por um preço até menor do que a de trem. Viagem de trem na Europa tem suas limitações, mas isso não significa que você não pode viajar onde você quer. Tudo o que pode tomar é um pouco de planejamento criativo. Existem formas de economizar!

 

Como se planejar?

 

Um pouco de planejamento é recomendado se você quiser ter certeza de sua viagem de trem vai transcorrer sem problemas.

Se você já tem uma lista de lugares que você gostaria de visitar, você pode verificar o quão bem eles estão conectados, quanto tempo leva aproximadamente, e qual a melhor rota que liga os seus destinos. Para isso, recomendo e muito o site Rome2Rio, pois ele lhe dará uma ideia dos melhores transportes que você poderá usar para o seu deslocamento e um valor aproximado do custo de cada um. É fundamental pesquisar antes.

 

Um outro ponto importante é visitar os sites dos transportadores ferroviários do local onde você está indo, para verificar as tarifas, horários e as melhores rotas para montar seu planejamento de viagem. Você vai encontrar alguns links no final desse post. Note que normalmente as companhias costumam disponibilizar os bilhetes para até 3 meses da data da viagem. Então, não adianta planejar com tanta antecedência assim.

 

 

Você ainda poderá comprar os bilhetes diretamente na estação de trem. Se você deve ou não reservar os seus bilhetes com antecedência depende das suas prioridades de viagem. Embora a compra antecipada pode poupar tempo e dinheiro, vai comprometer-se a viajar em uma data específica limitando a sua flexibilidade.

 

No entanto, há uma terceira opção. Se você quiser permanecer flexível, mas minimizar o incômodo de compra de bilhetes, a melhor solução, embora não perfeita, é obter um passe de trem, do tipo Eurail. Em termos muito gerais, esse passe de trem dá direito a viagens de trem ilimitadas na Europa para um número escolhido de dias não consecutivos. Há um monte de passes diferentes para escolher, desde Global Pass, válido em 28 países europeus para One Country Passes. Eurail e Passes Interrail, entre outros. Vale a pena mencionar que um passe de trem é definitivamente uma boa escolha nos seguintes cenários de viagem:

- Viajar com crianças com menos de 12. Com um passe de trem as crianças viajam de graça, um desconto raramente oferecido pelos operadores ferroviários nacionais.

- Você tem 25 anos ou menos. As passagens de trem oferecem um desconto para jovens de 35%

- Viaje com um grupo de amigos. Grupos de 2 a 5 são oferecidos 15% de desconto, independentemente da sua idade.

 

Na estação, como fazer?

 

Depois de toda a pesquisa, planejamento e reserva necessária são feitas você se encontra em uma estação de trem esperando para pegar o trem certo para o seu próximo destino emocionante. Estações de trem na Europa são fáceis de navegar. Informações sobre os trens são exibidas na sala principal, nas plataformas, na parte externa dos trens e dentro dos trens, é difícil se perder, mas há algumas coisas que você pode fazer para garantir que você encontre o trem certo:

 

 

Se possível, vá até a estação de trem um dia antes. As estações ferroviárias européias estão freqüentemente na lista de atrações turísticas com jardins, murais, shoppings, galerias de arte ou centros de eventos para que você não perca nada. Especialmente em centros movimentados é bom se familiarizar com o labirinto de pequenas lojas, máquinas de ingressos, portões e plataformas. Se você ainda não tem o seu bilhete, agora é uma grande chance de obter um.

 

 

Verifique o número do trem, o destino final e a palavra no idioma local para a partida e a plataforma enquanto ainda estiver no Wi-Fi. Isso irá ajudá-lo a decifrar as informações sobre o portão de partida no salão principal da estação de trem facilmente.

 

Dê-se tempo e chegue pelo menos 15 minutos antes da partida. Vá para o salão principal para verificar o gate de partida. Estações de trem tendem a ser grandes e enquanto algumas funcionais, há também aquelas que vão fazer você subir as escadas. Cuidado com o peso das malas! Em Londres estávamos com malas pesadíssimas e era um sobe e desce matador! Certifique-se de que você não tem que correr para sua plataforma, é a  pior coisa que pode acontecer. 

 

Vá para a plataforma, mas não fique muito entusiasmado e  embarque no primeiro trem que chega à plataforma. Pode ser um trem mais cedo. Verifique a placa de informação na plataforma e, se necessário, consulte um local. É necessário atentar também para o número do seu vagão. Não entre no vagão errado!

 

 

Depois que estiver em seu trem e encontrar seu assento é hora de relaxar e desfrutar de um par de horas de tranqüilidade rítmica que só as viagens trem podem oferecer. Ah, de uma passada também no vagão restaurante! :)

 

 

Como poupar dinheiro na viagem de trem europeu?

 

Com planejamento! Essa é a palavra chave! A reserva das suas passagens de trem europeus com uma certa antecedência pode abrir um bom número de promoções. Infelizmente, isso nem sempre é tão fácil quanto parece.

 

Uma outra dica é buscar os trens regionais, em vez do interurbano. Mais uma vez, isso dificilmente é ideal. Por exemplo de Lisboa para o Porto, o trem Intercidades costuma ser bem mais barato que o trem Alfa Pendular. O intercidades também leva mais tempo e tem mais paradas! 

 

Sites e informações úteis:

www.rome2rio.com - pesquisa do melhor caminho entre duas cidades

www.goeuro.pt - pesquisa em várias redes de trens

www.cp.pt - site de trens de Portugal

www.raileurope.com.br/ - pesquisa de passagens e passes de trem

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.