Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

10 coisas para ver e fazer no Porto

2 Mar 2017

Quem está acompanhando a gente há algum tempo sabe que a minha cidade xodó de todo mundo é O Porto. Há alguns anos escolhi essa cidade para estudar e viver durante um ano, e foi muita paixão, dessas que fica para sempre mesmo. Desde então, pelo menos a cada dois anos, eu dou um jeito de voltar a essa cidade maravilhosa para visitar os amigos tão queridos que moram por lá. (ou é vida que se encarrega de traçar meu caminho nesse sentido, eu ainda não sei.) 

 

Nessa última viagem foi a primeira vez que Marcelo e eu conseguimos ir juntos a Portugal (novamente, coisas da vida) e finalmente, consegui apresentar a minha experiência de “Porto” para ele, com todas as coisas que me fascinam nessa cidade incrível! 

 

E esse post está sendo escrito assim, com o coração cheio de amor e já com saudades dessa cidade que é parte do meu coração, e que tive a sorte de um dia chamar de Casa.

 

Então, vem ver o nosso mais recente Top 10 do O Porto!

 

1. Visitar o mural da Joana Vasconcelos.

Esse mural é a mais nova joia do porto e já conquistou muita gente, inclusive nós! Pertinho da Praça dos Leões, em uma rua mesmo pequenina, você consegue ver essa explosão de cores em azulejos da artista Joana Vasconcelos, que anima qualquer coração. Impossível você não se apaixonar! 

 

2. Comer a melhor francesinha do mundo.

Esse item é extremamente importante! A Francesinha é um patrimônio cultural da cidade, e você irá vê-la por absolutamente todos os lados. Todos dirão que a sua é a melhor, mas só poderemos descobrir provando, não é mesmo?! Para comer a melhor francesinha do mundo, você terá que experimentar em pelo menos três lugares para decidir realmente a que mais te agrada. Vamos deixar aqui 3 opções de lugares extremamente recomendados e provados: Santiago, Lado B (foto acima), e Brasão.

 

3. Assistir a um concerto no Coliseu do Porto

Inaugurado em 1941, essa é uma das casas de concerto mais bonitas de Portugal! Ela fica na Rua Passos Manuel, bem pertinho da agitada Rua Santa Catarina, sendo o início perfeito da sua noite no Porto, seguido de algumas cervejas pelos bares dos arredores. Não tem como não curtir! ;) 

 

4. Andar no topo da Ponte D. Luís

Construída entre os anos 1881 e 1888, essa é apenas uma das sete pontes que ligam as duas margens do Rio Douro, mas, pelos menos para os portugueses, costuma ser a preferida de todas e está presente em quase todos os cartões postais da cidades. Hoje em dia a ponte tem dois tabuleiros, o superior servindo a linha do metrô e o inferior, servindo para carros e pedestres. Normalmente, as pessoas cruzam pelo tabuleiro inferior, mas a minha dica é cruzar pelo superior, que é super legal, e nem todo mundo faz. Ele dará diretamente na estação do teleférico de Gaia, onde você também poderá pegá-lo para descer até a margem, e finalizar o seu passeio com uma vista de tirar o fôlego! 

 

5. Comer o melhor Bacalhau a Brás da vida inteirinha! 

O melhor bacalhau a brás da vida é servido na Taberninha do Manel, situado na Ribeira de Gaia. Eu sou quase PHD nesse prato, que é definitivamente o meu favorito do mundo, e sempre que posso, eu como. Ou seja, muitas experiências de bons e péssimos, e esse ganha o primeiro lugar de longe. O local é pequenino, tem uma explanada para os dias de sol, mas sentar lá dentro, ou mesmo no andar de cima em nada tira a graça do local. Acredite, não tem quem não coma esse bacalhau e não agradeça aos céus depois!! Ah, e peça um bolinho de bacalhau de entrada! Você não vai se arrepender! ;) 

 

6. Fazer uma visita às caves de vinho do Porto

Tem gente que acha que ir uma vez a visita das Caves já o suficiente, mas eu acho que cai bem sempre!!! Eu adoro visitar aquele ambiente gelado, ver as tinas de vinho, as provinhas no final. Ah, que delícia! E cada cave tem uma visita e uma história diferente, todas elas contribuindo para o grande patrimônio cultural que é a produção de vinho do Porto. É sempre imperdível! Minhas caves favoritas: Ferreira (da foto acima) e Sandeman! ;) 

 

7. Beber uma cerveja à beira do Rio Douro

Muitos concordariam comigo nesse momento: poucas coisas são melhores do que beber uma cerveja (ou um fino, como se fala por lá) a beira do Rio Douro em um dia de calor! O céu azul, a animação da cidade típica dos dias de verão e aquela vista maravilhosa, que é capaz de tirar o fôlego! Sua viagem ao Porto não será a mesma sem esse item! ;) 

 

8. Almoçar um Bife com Queijo Serra-da-Estrela

 

Essa foi a grata surpresa da última ida ao Porto. Fomos ao restaurante Brasão, que estava super recomendado, principalmente pela francesinha, considerada uma das melhores do Porto. Mas chegando lá, para o almoço de domingo (alias, façam reserva antes de ir, fica super cheio!!), a nossa atendente Ana, incrivelmente simpática, nos recomendou essa carne com queijo serra da estrela que realmente é de tirar o chapéu! Que Mar-r-r-ravilha!!! O prato ainda vem acompanhado com umas maravilhosas batatinhas, super deliciosas! Bom, todos da mesa concordaram que era simplesmente imperdível e tinha que entrar nessa lista! <3 

 

9. Aproveitar a noite do Porto

Se tem uma coisa bem portuguesa é sair para jantar com amigos, e seguir para outro local para um café!! Aham, você leu certo! Essa é coisa que você mais vai ver por lá, e a minha impressão é que no Porto isso é mais forte ainda! É totalmente comum você ver pessoas chegando aos bares, por volta de meia-noite, e pedir uma rodada de expressos para todos da mesa antes de mais nada! Depois, claro, eles seguem para as outras bebidas! Alias, outra coisa do Porto é: tudo começa mais tarde. O jantar começa as 21h, que termina às 23hs, segue para o café e cervejas em algum bar, até as 2hs, e depois sim, para algum clube dançar até as 5h. Se tem uma coisa que o Porto sabe oferecer são bons locais pra se divertir a noite! <3 

 

10. Ver o pôr do sol nos mirantes do Palácio de Cristal

Quando eu morava no Porto, era simplesmente uma das coisas que mais gostava de fazer, e como morava mesmo ali perto, fazia com frequência! O Palácio de Cristal não existe mais, mas o que restou foram seu lindos jardins, cheios de pavões, onde você pode sentar, e aproveitar o dia, ler um livro, fazer um lanche ou simplesmente não fazer nada, uma das minhas coisas favoritas do mundo! E esse jardins combinam perfeitamente! <3 

 

Gostaram do nosso Top 10?

Conta pra gente!! 

 

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.