Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

5 motivos para você se apaixonar por Montevideu

30 Oct 2016

Se você não conhece ainda a maravilhosa capital do Uruguai e não sabe exatamente o que ela pode te oferecer, vem cá ver os nossos motivos que vão fazer você se apaixonar

 

1. Porque a cidade tem um mix de urbano e calmo que é incrível. 

 

A cidade possui uma das melhores coleções de edifícios art-deco em qualquer lugar do mundo, você tem uma cena artística super animada, cafés e restaurantes ecléticos e alguns museus interessantes - a maioria dos quais são gratuitos para visitar. Mas talvez o melhor da cidade são os seus 25 quilómetros de calçadão de frente para a água. 

 

Notei uma vibração diferente quase que imediatamente com a nossa chegada ao Uruguai. A cidade é grande, mas ainda calma. Todas as vantagens e serviços de cidades grandes, mas quase todos os prédios que víamos tinham poucos ou nenhuma grade, coisa de cidade pequena. A sensação era de total segurança. E confirmei essa sensação ao prestar atenção nas pessoas que estavam ao nosso redor, que pareciam relaxadas e amigáveis. e você podia ver isso em seus rostos.

 

O clima de cidade européia ficou marcado para mim, e teria me enganado, caso não sentisse aquele ar de latinidade no ar. O melhor desses dois mundos estavam lá conosco durante nossa visita a essa cidade linda! Você conseguirá andar por quase toda Montevideu se quiser, e acredite, esse vai ser seu passatempo favorito, e talvez, se for como eu, não terá vontade de voltar para casa!

 

 

2. Porque é arquitetura e arte por todo canto. 

 

Uma das coisas que você vai logo perceber quando for andar pela cidade é a quantidade de murais pela cidade. O street art é um movimento que vem ganhando força e espaço, vemos muitas intervenções lindas e criativas principalmente no Centro e Ciudad Vieja.

Se você se amarra em Street Art, não deixe de checar esse site. O StreetArtUY é um mapa interativo mostrando a localização exata de grafites, murais, etiquetas e outras intervenções de arte urbana rua de Montevidéu e algumas cidades no Uruguai. O projeto foi criado em março de 2013 pelos artistas Caro Curbelo, Santiago Alonso e Sebastian Borrazás, e foi declarado de interesse turístico pelo Ministério do Turismo do Uruguai

E Ah, as portas duplas! Elas estão em todo canto. Não importa muito para onde se vá, mas principalmente na cidade velha e no centro, são portas duplas, prédios lindos, alguns conservados e outros nem tanto, que faz com que você queira andar olhando para o alto. 

 

3. Porque as pessoas são super queridas

Penso que esta é uma das principais razões que cai de amores pelo Uruguai. Durante a nossa viagem fomos bem tratados em absolutamente em todos os locais. Desde a nossa Hostess do Airbnb, Fernanda (Hola, Fernanda!), que foi uma querida em todos os sentidos, a garçonetes em restaurantes nos dando mil dicas sobre as marcas de doce de leite que deveríamos experimentar, até velhinhos felizes que vinham falar conosco na rua depois de escutar o nosso português. 

 

4. Porque come-se muito bem por lá!

 

 Eita lugar bom para comer! É doce de leite para todo canto, alfajor, parrilhada, muito vinho e Medio y Medio, e a chance de você voltar para casa sem caber nas suas roupas é enorme!!

 

Fomos em alguns bom restaurantes e bares, mas certamente um que nos ganhou o coração foi o restaurante El Palenque, nosso preferido no Mercado del Puerto. A comida é deliciosa, e vale a pena sempre! Se tiver espaço, coma no balcão e fique observando a churrasqueira em ação, o que tornará a experiência muito mais legal!

 

Comece com um morcilla salgada de entrada, e em seguida, uma parrilhada de prato principal. Para acompanhar, um medio y medio, se você gosta de drinks mais doces, ou uma bela cerveja gelada. Se você é um apreciador de boas cervejas como nós, e uma pilsen não te enche os olhos, anota a dica: tem um quiosque da Patagônia exatamente em frente ao El Palenque, e você pode comprar a cerveja lá e beber no restaurante! Eles topam isso numa boa! Alegria, Alegria! 

Por lá, uma das primeiras coisas que se nota, é que todo mundo toma mate. A toda hora. Nós, que somos do Rio de Janeiro, não estamos acostumados com esse hábito. Quando fomos ao Rio Grande do Sul, percebemos tamanho hábito que é o chimarrão por lá e como isso faz parte da cultura do local, mas nada comparado a quantidade de pessoas com suas cuias e garrafas térmicas na capital do Uruguay. Foi algo que certamente nos impressionou e nos encantou. Se você é um apreciador de chimarrão, bem, em Montevideu, você estará em casa! 

 

5. Porque tem muitas vantagens para os turistas

 

Diárias hoteleiras, restaurantes e locação de carro são isentas do imposto chamado IVA, o que proporciona descontos de até 22,5% do valor total da conta quando são pagas no cartão de crédito! Ajuda bastante, né?

 

Ao pagar essas despesas com um cartão de crédito Visa o desconto é feito automaticamente na hora da compra (veja na foto abaixo). Não testamos no Mastercard, mas dizem que para essa bandeira o desconto não é automático e sim aplicado na fatura do cartão do final do mês.

Então para o Uruguai, esqueça aquela máxima de não usar o cartão de crédito no exterior, pois mesmo pagando 6,38% de IOF o desconto líquido chega a pelo menos 12%. Vale super a pena!

 

Para compras em dinheiro, o desconto só é válido para hotéis, para os demais serviços não.

 

E aí?

Gostou das nossas dicas? 

Conta para gente!

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.