Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Curiosidade: Os passaportes e suas cores!

20 Sep 2016

Você já teve a curiosidade de saber por que o nosso passaporte brasileiro tem a capa azul? E os países da comunidade Européia tem o passaporte em diversos tons de vermelho?

 

Sabia que a cor do passaporte não segue sistema de categorização por país ou região, embora isso não quer dizer que as cores são totalmente aleatória?

 

Em recente entrevista a uma revista americana, o Vice-Presidente de Marketing do Passaport Index, Hrant Boghossian, contou algumas curiosidades sobre as cores dos passaportes pelo mundo a fora.

 

"A maioria dos passaportes do mundo são baseados nas cores primárias azul e vermelho", disse Boghossian, embora haja um enorme grau de variação de tons. E enquanto a geografia, a política e até religião entram em jogo, quando um país escolhe a sua capa de passaporte, não há diretrizes ou regulamentos ditam a cor destes documentos nacionais.

 

A Organização Internacional da Aviação Civil, responsável por regular as normas passaporte, do tamanho da capa, do formato e da tecnologia, por sua vez, não estabelece uma cor específica para um país ou região.

 

Então, o que podemos dizer sobre as cores do passaporte? 

 

Passaportes vermelhos

 

Os passaportes bôrdo ou em vários tons de vermelhos são usados ​​normalmente por membros da União Europeia, mas a Comunidade Andina (conhecida por querer fundar bloco nos moldes da União  Européia) da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru também tem passaportes bôrdo.

 

 

Passaportes Azuis

 

Boghossian disse aque os países caribenhos e a união aduaneira do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que formaram o Mercosul, possuem passaportes azuis (exceto a Venezuela, que ainda ostenta um passaporte vermelho de seu tempo na Comunidade Andina). O passaporte dos Estados Unidos, no entanto, só se tornou azul marinho em 1976 para combinar com a cor encontrada na bandeira americana.

 

 

Passaportes verdes

 

"A maioria dos estados islâmicos usar passaportes verdes por causa da importância da cor na sua religião". Variações de verde também são usados ​​por membros da Comunidade Económica dos Estados Oeste-africanos, incluindo Níger e Senegal. O nosso passaporte brasileiro era verde até 2008.

 

 

 

Passaportes pretos

 

Aqui está uma interpretação mais prática. As cores escuras (até mesmo o azul e vermelho mais escuro) mostram menos sujeira e tendem a olhar mais oficial. Exemplos incluem a República do Botswana, Zâmbia e Nova Zelândia, embora para este último, preto também é considerada uma das cores nacionais do país.

 

 

Em última análise, pode-se dizer sobre a cor, tanto quanto quiser, mas passaportes representam algo muito maior do que os laços geo-políticos e econômicos. "Nós esquecemos que os passaportes pertencem a pessoas. Para alguns, eles são uma barreira. Para outros, o direito de passagem ", disse Boghossian.

 

Afinal, tanto os EUA e a Síria emitem passaportes azuis, mas a Síria tem um dos piores passaportes do mundo. Ter um passaporte sírio, permite o acesso a apenas 32 países sem visto, devido às relações diplomáticas. Enquanto isso, os EUA tem o terceira melhor classificação passaporte. O passaporte brasileiro ocupa em 21º lugar neste ranking, dando acesso a 145 países sem a necessidade de visto.

 

"Governos de todo o mundo têm a liberdade de escolher a cor e o design", reiterou Boghossian. Infelizmente, apenas alguns têm entendido a importância deste documento sobre a identidade da marca do seu país."

 

Boghossian citou a Noruega, que revelou recentemente o seu design passaporte vencedora de uma competição de âmbito nacional, como um exemplo de um país usando seus passaportes para definir sua personalidade distinta e características. 

Olha só como ficam as páginas de dentro do passaporte da Noruega quando sob uma luz negra:

Com informações e fotos do site: https://www.passportindex.org/index.php

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.