Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Viajar aumenta a criatividade, te torna mais saudável e feliz!

26 Jun 2018

No mundo corrido de hoje, é difícil fazer uma pausa. Não uma simples pausa.  Uma pausa de suas tarefas diárias, responsabilidades de escritório, da família e das pressões diárias. Estou falando de um bom período de férias, de uma fuga real do seu mundo para um destino histórico na Europa, para o mar caribenho ou pelos confins da Ásia.

 Foto: Daniel Ribeiro, Go Europa

 

Um estudo recente mostra que mais e mais pessoas estão abandonando os seus dias de férias, optando por trabalhar meses a fio para cumprir prazos apertados e provar lealdade à empresa. E enquanto os gerentes provavelmente apreciam a sua dedicação ao trabalho e sua carreira progride, sua mente, corpo e alma estão ansiosamente à espera dessa pausa tão necessária.

 

Por que a sua mente, corpo e alma precisam desesperadamente de uma experiência de viagem? Porque viajar pode melhorar sua saúde geral e aumentar a sua criatividade.

 

Uma viagem pode afetar positivamente a sua capacidade de ser inovador e ajudar você a aliviar imensamente o stress ao mesmo tempo, o que melhora a saúde do cérebro, a saúde do coração e saúde física.

 

Viajar aumenta criatividade

 

Para um grande número de estudiosos, a criatividade vem através de experiências novas, que sejam marcantes e quando a coisa mais excitante do seu dia é o trajeto para o trabalho e mesmo um chopp após um dia duro, você está limitando a capacidade da sua mente para expandir e ser inspirado.

Um dia ensolarado em El Calafate - Foto: Marcelo Colombo

 

O professor e autor Adam Galinksy em um de seus muitos estudos diz que: "experiências internacionais ajudam a aumentar a flexibilidade cognitiva, a profundidade de pensamento, a capacidade de fazer conexões profundas entre formas diferentes." Isto significa basicamente que novos sons, cheiros e paisagens, ajudam a aumentar as sinapses criativas no cérebro. 

 

E como você faz essas sinapses do cérebro aumentarem? Ao viajar.

 

Muitos escritores criativos, como Ernest Hemingway e Mark Twain, usado suas experiências internacionais, viajaram para esculpir o seu trabalho. Os romances de Hemingway são fortemente inspirados pelo seu tempo viajando pela França e Espanha. A viagem a vela de Twain através do Mediterrâneo está documentado em seu livro de viagens Innocents Abroad. Sua exposição a culturas novas e diferentes permitiu-lhes escrever alguns dos seus melhores trabalhos.

 

Uma das citações mais famosas e fortes de Mark Twain fala justamente sobre isso:

 

''Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as idéias limitadas; só por isso muitas pessoas precisam muito viajar. Não se pode ter uma visão ampla, abrangente e generosa dos homens e das coisas, vegetando num cantinho do mundo a vida inteira''

 

Deserto de Salvador Dalí, Bolívia - Foto: Marcelo Colombo

 

Ir de férias para outro país, ou mesmo outro estado, ajuda a abrir a sua mente. Você pode experimentar alimentos exóticos, visitar monumentos históricos, fazer amigos, conversar com os moradores locais, ou mesmo caminhar em um lugar totalmente novo para você. Basta mergulhar em um ambiente diferente por vários dias que isso pode elevar suas habilidades criativas para outros níveis. E você não será só mais criativo, você será mais saudável e mais feliz.

 

 Pôr-do-sol em Hanoi, Vietnam - Foto: Luísa Colombo

 

Viajar melhora a sua saúde

 

Sua saúde mental também experimenta as vantagens de viajar. Uma pesquisa realizada pela Associação de Viagem EUA descobriu que a viagem, especialmente para os aposentados, evita a demência e doença de Alzheimer. Quer um exemplo legal, a avó da Luísa fez sua primeira viagem internacional aos 80 anos! Isso mesmo, 80 anos! E ela está super bem!

 

O estudo também descobriu que 86% das pessoas que viajam estão mais satisfeitos com a sua visão da vida, em comparação com os 75% que não viajam.

 

Viajar fortalece o coração

 

O Framingham Heart Study descobriu que viajar não somente enriquece o poder da sua mente, mas também reforça a saúde do coração. O estudo descobriu que aqueles que não teriam férias durante vários anos eram mais propensos a sofrer de ataques cardíacos do que aqueles que viajaram anualmente.

 

Por que isso?

 

Porque aqueles que ficam um determinado período longe de seu trabalho e das suas casas são tipicamente menos estressados e ansiosos, diminuindo a pressão sobre os seus corações. Nessa pesquisa, os viajantes disseram que os seus níveis de stress ficaram baixos por várias e várias semanas, mesmo após a volta a rotina de trabalho e de casa. 

 

Viajar mantém você fisicamente ativo

 

Viajar em férias torna você mais ativo. Você está explorando, passeando pelas ruas, pontos turísticos, mercados, trilhas ou mesmo descansando na praia. Você está respirando o ar fresco e de frente para paisagens impressionantes. E mesmo se você acabar sentado em um ônibus de excursão por algumas manhãs, você ainda estará fazendo mais do que se você estivesse preso no escritório ou assistindo TV em casa.

 

 Caminhando pela montanha Chacaltaya, na Bolívia - Foto: Marcelo Colombo

 

No geral, viajar faz você mais feliz :)

 

Não é apenas as férias em si que é bom para você; é a experiência de planejamento, fuga, e voltar para casa. Todo esse kit completo que melhora a sua saúde.

 

Um estudo de 2014 descobriu que as pessoas experimentam a verdadeira sensação de felicidade ao saberem que estão prestes a viajar do que ao comprar um bem pessoal. E esse sentimento de felicidade só vai aumentando quando até que a viagem chegue enfim. Assim, apenas o ato de um planejamento de férias pode melhorar significativamente o seu bem-estar geral. E eu digo isso por mim mesmo!

 

Não é difícil imaginar que isso possa ser verdade! Pense sobre o quão animado você começa o planejamento das suas férias logo após comprar sua passagem. Como é divertido para planear o seu itinerário e dizer para seus amigos e família sobre onde você está indo. Todas estas coisas impactam positivamente no seu bem-estar.

 

 

Agora é contigo! Compre suas passagens, planeje suas férias, faça suas malas e nunca deixe de olhar a validade do seu passaporte! Aí é só deixar sua mente absorver a criatividade e aura livre de estresse desse período tão gostoso que logo chegará!

 

E nunca se esqueça: Viajar é um investimento em você!

 

Fontes: https://www.framinghamheartstudy.org

http://www.marketwatch.com/story/travel-that-keeps-the-heart-and-brain-healthy-2014-01-15

http://psp.sagepub.com/content/36/6/731 - Adam Galinksy

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.