Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

De viagem marcada para a Inglaterra? Saiba o que muda com o "Brexit" e a saída do Reino Unido da União Européia

28 Jun 2016

O referendo realizado no Reino Unido na última quinta-feira (23) e que decidiu pela saída do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales) da União Européia está gerando várias dúvidas a respeito do processo de entrada nos países que fazem parte do Reino Unido a partir da decisão. 

 

 

A principal dúvida neste momento é: Vou precisar de visto para entrar no Reino Unido? A resposta é não! Inicialmente nada irá mudar, pois o referendo ainda será avaliado pelos países membros, seus respectivos parlamentos e os representantes da União Européia. Esse processo poderá levar até 2 anos, de acordo com o artigo 50 do tratado de Lisboa que dispõe sobre a saída de países membros da União Européia e só após esse período um país deixa de fato de fazer parte do bloco. 

 

 

Mesmo após a aprovação e da consequente saída do Reino Unido da União Européia,  o processo de entrada na Inglaterra e demais países não deverá sofrer alterações. Atualmente o Brasil tem um tratado de reciprocidade que não exige visto para os cidadãos dos países do Reino Unido em visita ao Brasil. Não há qualquer indício de mudança nas relações do Brasil neste sentido.

 

Ou seja, você, cidadão brasileiro, deverá apenas cumprir os mesmos requisitos básicos de hoje:

  1. Passaporte em dia (com validade de pelo menos 6 meses até o final da viagem)

  2. Passagens de ida e volta (para controle do período de 90 dias - estada máxima)

  3. Reservas de hotéis, airbnb, hostel, etc.. 

  4. Seguro Saúde

  5. Comprovação de capacidade financeira para se manter no país durante o período da viagem (cartões de crédito, dinheiro, etc..)

 

Para os Brasileiros que possuem dupla nacionalidade, a saída do Reino Unido do bloco europeu pode ser um fator complicador para a permanência e trabalho, pois mesmo os cidadãos europeus serão considerados estrangeiros e deverão passar pelas mesmas regras e exigências rigorosas para solicitação de visto de trabalho e moradia. Ainda sim não convém se desesperar, há de se acompanhar o desenrolar do processo para ver quais decisões serão tomadas.

 

A boa notícia é que desde o início desse imbróglio todo a Libra Esterlina acumula uma desvalorização frente ao Real de mais de 25%. Em janeiro deste ano a Libra Esterlina estava cotada a quase R$6,00 e no fechamento de ontem a R$4,48. Essa valorização expressiva e recente do Real torna a viagem para a Inglaterra, por exemplo, muito mais viável do que há 6 meses atrás - talvez seja o melhor momento nos últimos anos para ir para lá. 

 

 

E você, está de viagem marcada para algum dos países pertencentes ao Reino Unido? Conta pra gente!

 

Se bateu aquela vontade de aproveitar a oportunidade de conhecer algum dos países do Reino Unido para aproveitar a desvalorização da libra esterlina frente ao real, use o alerta gratuito de preços do Skyscanner (no link abaixo) para que ele te avise o momento certo de comprar a sua passagem.

 

 

© 2016 Diz que fui por aí - Luísa e Marcelo Colombo - Todos os direitos reservados

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.