Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

7 delícias que vão te fazer se apaixonar por Portugal!

29 May 2016

 

Hoje, 29 de maio, é o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa! Yay! E nada melhor do que falarmos um pouco de uma das melhores gastronomias do mundo (bom, pelo menos para mim, se vale de alguma coisa!) 

 

 

Apesar de ser fortemente conhecida pelo bacalhau, a gastronomia portuguesa é extremamente vasta, construída em quase dez séculos de história. Ela é repleta de peixes, mariscos, porco, azeite, queijos e ovos. Ela vai dos embutidos e peixes à doceria lusitana criada nos seus famosos conventos. 

 

Então, vem ver 7 delícias que vão fazer você se apaixonar por Portugal! 

 

 

 

1. Bolinho de Bacalhau 

Começar pelo óbvio e mais comum na nossa vida, por que não né? O bolinho da bacalhau é o campeão de todos que conheço, inclusive aqueles que não gostam muito desse peixe! Essa foto foi tirada na Taberninha do Manel, localizado no Cais de Gaia, no Porto, que é um local que você deve ir quando estiver na cidade. 

 

 

2. Queijo Serra da Estrela

 

O Queijo Serra da Estrela é um queijo português feito com leite de ovelha, e suas menções remontam ao século XII, tornando-o o mais antigo dos queijos portugueses. É um dos mais famosos queijos do mundo, e ouso dizer que quem prova, nunca mais esquece. Será o seu item mais querido na mala de volta ao Brasil. 

 

3. Bacalhau à Bras

O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e a partir dele se originaram diversos pratos diferentes. De todas as variações dos pratos desse peixe, o Bacalhau à Brás é certamente o meu favorito. <3 

 

4. Sardinhas assadas

Sardinha na Brasa é um dos mais representativos pratos da culinária portuguesa. No verão, principalmente nas festas dos santos portugueses, inúmeras são as barraquinhas que vendem as sardinhas assadas no pão de miga. Deliciosas! :)

 

5. A famosa Francesinha

Tipicamente da região do Porto, a francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso. Consiste num sanduíche recheado com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha e presunto), coberta com queijo e um molho especial característico do prato. Essa da foto é do restaurante Lado B, que fica no Porto. E se você quer comer a melhor francesinha do mundo, é pra lá que você deve ir! :)

 

6. Toucinho do Céu

O Toucinho do Céu é uma das mais famosas receitas de doces conventuais. Consiste numa espécie de bolo feito com açúcar em ponto pérola ao qual se adicionam amêndoas moídas, por vezes, doce de gila e, finalmente, uma grande porção de gemas de ovos. Parece realmente vindo do céu! <3 

 

7. Pastel de Nata

 

O Pastel de Nata é tanta delicia, mas tanta delícia, que dificilmente você irá comer apenas um!! Esta maravilha é vendida em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerônimos, e vale toda a fila que você vai pegar! Na maioria dos cafés de Portugal é possível comprar pastéis de nata, de fabrico próprio, mas apenas os originais podem ser denominados Pastéis de Belém. Não deixe de provar! Se você quer saber mais lugares para comer essas belezuras, dá uma olhada nesse post aqui!

 

 

Duvido que você não esteja com água na boca neste momento! ;)

 

 

 

 

Se você já está planejando sua viagem para Portugal, não deixe de pesquisar o melhor hotel pelo Trivago. A ferramenta é totalmente gratuita e te ajuda a comparar o preço de um mesmo hotel em vários sites, assim você poderá ter certeza que conseguiu o menor preço!

 

 

 

 

 

Aí vão 7 pratos da gastronomia que vão te fazer se apaixonar por Portugal: 

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.