Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com

Porto - uma cidade realmente européia

9 Jun 2016

 

Nem todos sabem, mas Portugal nasceu no norte, e foi na região do Porto que os portugueses começaram enquanto povo e nação, e portanto, não falta história nesta cidade.

 

Porto, ou mais comumente chamada de O Porto, é a segunda maior cidade de Portugal e referência de polo cultural na Europa, sendo eleita em 2001 como a Capital Européia da Cultura. A cidade ainda foi eleita como o melhor destino europeu para se viajar em 2015, e em terceiro lugar como melhor destino do mundo desse mesmo ano. 

 

Em 2009, eu arrumei minhas malas para um ano de intercâmbio no Porto durante a faculdade, e posso dizer que é a minha cidade favorita em todo o mundo. Se tenho passagem marcada para Portugal em algum momento, tenha certeza que você vai me encontrar no Porto. 

 

O Porto une as melhores coisas das cidades européias, é viva de monumentos históricos e contemporâneos, mas o melhor é que ela é viva de pessoas. Ela é conhecida pelo vinho que daqui parte para todo o mundo, mas também pela cultura efervescente nas artes visuais contemporâneas, representada pelo Serralves e pela rua Miguel Bombarda, centro das galerias de arte. A cidade tem grande população de estudantes, por conta da Universidade do Porto, uma das melhores do país, e isso traduz na programação intensa que ela oferece. 

 

 

A partir da Ribeira, podemos atravessar a pé a ponte D. Luís e ver a cidade do Porto a partir de Vila Nova de Gaia. Ainda em Gaia, certamente vale a pena utilizar o Teleférico, que te dá ainda mais um novo ponto de vista do local. O Centro Histórico do Porto é a área mais antiga da cidade do Porto, em Portugal, classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1996. 

 

O Porto é a única cidade da Europa que tem 6 pontes cortando o seu rio, que é apenas mais uma característica que te fará acreditar nesta cidade única em história, beleza, cultura e gastronomia. 

 

Não deixe de:

  1. admirar o casario antigo de Miragaia, bem perto do cais da Ribeira.

  2. à noite, passear pela rua Galeria de Paris perto da Torre dos Clérigos.

  3. dar um pulo à Rua Miguel Bombarda para visitar as galerias de arte contemporânea.

  4. passear no Castelo de Cristal, junto dos pavões que ficam soltos por lá.  

  5. desfrutar das esplanadas na Foz, enquanto toma um fino (chope).

  6. provar uma francesinha, uma das especialidades do Porto.

  7. sair à noite no Porto, se possível, na praça dos Leões para tomar um fino no famoso bar Piolho.

  8. participar das Festas de São João, padroeiro da cidade. 

  9. fazer um tour nas caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

  10. ir a um concerto na Casa do Música. 

 

 

 

Bateu aquela vontade de correr para o Porto?, a TAP leva você de várias cidades do Brasil para Lisboa e para o Porto sem escalas, além de muitos outros destinos na Europa! Clique no link abaixo e reserve já sua passagem!

 

 

Se você já está planejando sua viagem para Portugal, não deixe de pesquisar o melhor hotel pelo Trivago. A ferramenta é totalmente gratuita e te ajuda a comparar o preço de um mesmo hotel em vários sites, assim você poderá ter certeza que conseguiu o menor preço!

 

  

 

Fotos e conteúdo original 

© 2016 Diz que fui por aí - Luísa e Marcelo Colombo - Todos os direitos reservados

 

 

Please reload

+Histórias
Please reload

Nossas Categorias
Please reload

inscreva-se na nossa newsletter

Não quer perder nenhuma dica? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Ah, nós também odiamos spam.