por Luísa Colombo

10-06-2018

Quando decidimos o nosso roteiro para o Sudeste Asiático, incluir o Vietnã era uma obrigação! Mas nem todas as pesquisas nos prepararam para conhecer esse país tão rico e múltiplo. No nosso roteiro incluímos as cidades de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, com suas ruas agitadas e ao mesmo tempo repletas de ares europeus, com grande influencia da colonização francesa, Hanói, a capital do país, que é um colírio aos olhos , com suas ruas calmas e suas praças agitadas de gente utilizando esses espaços ao ar livre, e finalizando na maravilhosa e imperdível Halong Bay, onde fizemos um cruzeiro de 2 dias, um passeio obrigatório para quem vai a esse país. Sabemos que ainda falta muito para conhecer esse país incrível, que ainda carrega tantas marcas recentes da guerra do Vietnã, mas tentamos eleger aqui o que você não pode deixar de fazer enquanto estiver por lá!

 

Dá uma olhada na nossa lista! ;)

1. Comer o famoso Pho

O Pho deve ser o prato mais icônico do Vietnã, mas é apenas o começo do descobrimento dessa maravilhosa gastronomia. O Pho é um tipo de sopa feita de macarrão de arroz com caldo de carne extremamente quente e pedaços finos e crus de carne bovina, que cozinham com o líquido fervente. Ele é servido com muitos condimentos a parte para você mesmo temperá-lo ao seu gosto. Como normalmente ele é muito apimentada (mesmo!), então, nossa dica é você mesmo temperá-lo ao seu gosto. ;) Depois que experimentamos o Pho, foi só amor e paixão! 

2. Observar o transito caótico de Ho Chi Minh

O transito de Ho Chi Minh é assim: pessoas indo em todas as direções, e a impressão que te dá é que não há regras de trânsito, mas de alguma forma o trânsito funciona de uma forma perfeitamente coordenada e sincronizada. Buzinas em toda parte, dos carros, das motos e dos tuk-tuks. A única maneira possível para descrever a atmosfera nas ruas no Vietnã é loucura total! Você provavelmente terá um medo danado de atravessar as ruas, eu sei, nós tivemos muito! Mas depois, por incrivel que pareça, você se acostuma e dá tudo certo ao final. Eu sempre falava para o Marcelo, logo quando chegamos nessa cidade, que a única coisa que queria era sentar em um dos muitos cafés, em alguma esquina com o cruzamento grande, e ficar observando. É simplesmente uma experiência incrível, e tem que ser feita! ;) 

Para vocês entenderem mais do que estamos falando, dá uma olhada nesse video do Rob Whitworth que é simplesmente espetacular! <3 

3. Conhecer sobre a história do país

A história do Vietnã é tumultuada e complexa, tendo o país sido ocupado e dividido durante décadas. As influências coloniais são visíveis em toda parte, da arquitetura à comida e ao café.

 

No entanto, as memórias da Guerra do Vietnã são as mais presentes - nos museus e monumentos, mas também nos rostos e histórias de sobreviventes e da população esmagadoramente jovens. Enquanto estiver no país, faça questão de visitar o War Remnants Museum, o Palácio da Independência, ou o Museu de Belas Artes de Ho Chi Minh.

O palácio da independência do Vietnã - @Luísa Colombo 

4. Provar o café vietnamita

O café vietnamita é bastante original e é uma grande parte de sua cultura. Aqui o café vietnamita é parte da socialização e, como resultado, você pode encontrar esta bebida em diferentes formas e estilos! Servido quente ou frio - adorei esse café frio com pedras gelo dentro - o café faz muita gente feliz e há uma grande quantidade de tipos para experimentar! Faça uma degustação por lá!

5. Visitar a Hanoi, capital do país

Hanoi, uma das cidades mais bonitas da Indochina colonial, e é muitas vezes o ponto de partida ou final de uma viagem ao Vietnã. Com um charme que te conquista logo de cara, Hanoi passou por muitas mudanças desde que o país abriu suas portas para o turismo, mas de forma geral permanece fiel à sua essência. É uma cidade incrível para passar alguns dias e tem um dos por dos sois mais lindo que já vi. Dá uma olhada nessa foto que tiramos por lá! 

6. Visitar o FITO Museum

Este é um museu pequeno, localizado longe das principais atrações, situado dentro de uma casa lindamente reconstruída, com paredes e tetos esculpidos em madeira. A visita ao museu leva mais ou menos uma hora, e vale super a pena. Primeiro, você assiste a um vídeo descrevendo as origens dos remédios tradicionais vietnamitas, e então você inicia um tour pela casa, que descreve como diferentes remédios são usados. No final, você pode experimentar várias ervas para chás medicinais e pedir conselhos sobre medicamentos à base de plantas. Nós adoramos conhecer sobre o assunto. ;)

Fito Museum - 41 Hoàng Dư Khương, Phường 12, Quận 10, Hồ Chí Minh, Vietname

7. Visitar Halong Bay

Se você digitar "Vietnã" na pesquisa de imagens do Google, você encontrará a primeira página preenchida quase inteiramente com imagens de Halong Bay. É um Património Mundial da UNESCO composto de milhares de ilhas calcárias formadas há mais de 500 milhões de anos com lagoas cor de esmeralda, cavernas e aldeias de pescadores.

E é tão espetacular quanto as pessoas dizem. Nós contratamos um passeio desde Hanói, com o transporte até Halong Bay e um cruzeiro de 2 dias por lá! Normalmente, os cruzeiros custam em torno de 80 a 100 dólares por pessoa, dependendo do barco que você selecionar, com comida e passeios inclusos, visitando cavernas, passeio de caiaque e acordar com um dos melhores nascer do sol que você já viu, bem do meio da baía. A única coisa que não estava inclusa no passeio eram as bebidas, que pagamos a parte no final do cruzeiro. 

8. Passear pelos parques urbanos

Nas primeiras horas da manhã e ao redor do anoitecer, você encontrará grupos de homens e mulheres vietnamitas fazendo cada exercício sob o sol. Grandes grupos de pessoas, jovens e idosos, se reúnem em torno de um instrutor e seguem rotinas de aeróbica com a música ao fundo. Quando olhar ao redor, provavelmente a poucos metros de distância, um grupo estará praticando dança de salão, rodeados por alguns caras jogando basquete. Enquanto isso, os corredores circundarão a periferia do parque. É uma visão maravilhosa de se ver e uma cena que definitivamente você vai querer participar! 


 

9. Comer a comida de rua 

O melhor lugar para comer no Vietnã é na calçada. A qualquer hora do dia, você encontrará pessoas, vietnamitas ou não, de todas as idades, se reunindo sob toldos de mercado ou fora das frentes da loja, chowing para baixo e desfrutar da companhia um do outro. Comer na rua é de longe a mais emocionante - e acessível - maneira de experimentar verdadeiramente a vida diária no Vietnã, e é também onde você provavelmente encontrará a melhor comida.


 

10. Beber uma Bia Hoi

Depois de visitar tanto esse local incrível, você não pode deixar de beber uma cervejinha local! A Bia Hoi é uma cerveja refrescante, vendida a preços bem baixos, mais ou menos 20p um meio pint. É deliciosamente leve, com apenas cerca de 3% de álcool, por isso é fácil passar um par de horas bebendo e observando a vida enquanto descansa dos passeios! 


 

E ai?

Já está animado para planejar a sua viagem ao Vietnã?

Conta pra gente!  

Luísa Colombo, 29

Produtora Cultural graduada pela Universidade Federal Fluminese, colecionadora de baralhos, e criada em um família de viajantes compulsivos.

Exploradora de nome e coração, quero mostrar para você que é possível tornar o seu sonho de conhecer o mundo em realidade

Blog de viagens escrito por Luísa e Marcelo Colombo. Roteiros de viagem, planejamento e notícias para inspirar e facilitar a viagem dos seus sonhos. 

Caso tenha dúvidas sobre como viajar, queira trabalhar em conjunto, ou simplesmente para dar um Olá, nos mande um e-mail. 

     

faleconosco@dizquefuiporai.com